Histórico

1965 –  Surgia a Companhia de Desenvolvimento de Pernambuco – Distritos Industriais (Comper – DI), responsável por adquirir áreas administrar e alienar lotes e parcelas de terrenos para empresas interessadas em se implantar aqui.

1968 – a Comper-DI tornou-se Distritos Industriais de Pernambuco S/A (DI-PER). A promoção da industrialização do Estado e o incentivo a financiamentos para os empreendedores foram incluídos no rol das atividades do órgão.

1970 – a DI-PER passa a ser reconhecida como Companhia de Desenvolvimento Industrial de Pernambuco (Diper) e passa a agregar e a apoiar relações comerciais e atividades relacionadas ao desenvolvimento do Estado.

1972 A DI-PER sofreu nova alteração em sua razão social, passando a ser reconhecida como Companhia de Desenvolvimento Industrial de Pernambuco (Diper), com sede na Rua da Aurora, nº 1377, no bairro da Boa Vista, onde atualmente funciona a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado.

1974 – Compra do casarão onde funciona a sede da AD Diper em 24 de maio de 1974, no terreno localizado na Avenida Conselheiro Rosa e Silva, nº 347.

1978 – Criação do Complexo Industrial Portuário Eraldo Gueiros (Suape), na gestão do Governador Eraldo Gueiros Leite. O projeto Suape começou na AD Diper.

1992 – Durante a administração do então Governador Joaquim Francisco de Freitas Cavalcanti, a AD Diper teve sua razão social modificada para Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), denominação em vigor até os dias atuais.

2000 – Criação da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) pelo Governo do Estado e coordenação geral da AD Diper. A feira é considerada a maior da América Latina.

2007 – Na gestão do então Governador Eduardo Campos, e com o advento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico a qual passou a ser vinculada, a AD Diper recebeu a orientação da administração estadual de concentrar ainda mais seus esforços no sentido de contribuir para a interiorização do desenvolvimento, estimulando a instalação de empresas dos setores industrial, comercial e de serviços no interior do território pernambucano, inclusive promovendo ações em prol das cadeias e dos arranjos produtivos locais.

2010 – Criação da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), instituída como Agência de Fomento de Pernambuco (Agefepe), pelo Governador Eduardo Campos.

Fachada AD Diper Baixa

Newsletter

Cadastre-se em nosso informativo e receba nossas novidades em seu e-mail.



Facebook