Notícias

14/02/2020
AD Diper convoca empresas para participar do chamamento público do Programa Desenvolve.AI!


Aprovados pela iniciativa receberão um time de especialistas em tecnologia com a missão de ajudar a resolver desafios e apoiar na transformação digital dessas empresas, buscando melhorar sua competitividade no mercado

Registro do lançamento do programa em 29 de novembro de 2019, no Porto Digital. Foto: Marlon Diego/Sdec

A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) lança nesta sexta-feira (14/02), o edital de chamamento público do Programa Desenvolve.AI!. Nesta etapa, serão credenciadas e selecionadas as empresas interessadas em participar do programa, criado para ofertar uma consultoria técnica com o objetivo de solucionar, caso a caso, os desafios tecnológicos das corporações sediadas em Pernambuco. As inscrições podem ser efetuadas no site www.addiper.pe.gov.br e seguem até às 17h de 06/03. O resultado final será publicado em 31/04.

As vagas são destinadas aos beneficiários de incentivos fiscais como o Programa de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (Prodepe), o Programa de Estímulo à Indústria do Estado de Pernambuco (Proind) e o Programa de Desenvolvimento do Setor Automotivo do Estado de Pernambuco (Prodeauto), que tem obrigação de investir em inovação por meio do Inovar PE.O fundo exige uma contrapartida de cada empresa sobre uma fração (0,1% a 0,5%) dos incentivos fiscais concedidos pelo Prodepe, Proind e Prodeauto.

Serão classificadas dez empresas por ordem de pontuação dos critérios e objetivos previstos no edital. As empresas receberão um grupo de especialistas para avaliar seus processos e lançar desafios públicos às instituições científicas, empresas de tecnologia, Startups e grupos de pesquisa.

O processo de seleção será realizado por meio de um Comitê de Análise e Seleção, composto por uma equipe multidisciplinar da AD Diper a quem caberá analisar a elegibilidade, habilitação, classificação e seleção das propostas apresentadas.

Os critérios de escolha serão baseados nos seguintes pontos: equipe de inovação existente no corpo técnico da empresa; orçamento próprio e autonomia para execução de projetos; histórico de projetos de inovação em parceria com startups e Institutos de Ciência e Tecnologia – ICTs locais e montante de recursos a serem investidos em inovação de acordo com obrigação determinada pelo Inovar PE, entre outros.

Próximos passos – Após a escolha das empresas, será realizada uma imersão nas corporações, analisando sua cadeia produtiva e identificando os seus desafios. Entre as atividades realizadas estão: o desenvolvimento de workshops envolvendo as equipes da AD Diper, do Núcleo de Gestão do Porto Digital, colaboradores da empresas selecionadas, consultores e especialistas convidados. Também serão realizadas entrevistas e visitas em cada empresa para validação dos questionamentos levantados. Ainda caberá a equipe de prospecção efetuar a montagem e validação de briefings para cada desafio levantado.

Concluída esta etapa,serão mapeadas as soluções existentes ou em desenvolvimento dentro de startups que atuam no ecossistema local, grupos de pesquisa e empresas tecnológicas, em conjunto com os Institutos de Ciência e Tecnologia – ICTs que tiverem a estrutura de laboratório e equipe de mentoria mais adequadas para a criação, desenvolvimento e customização dessas encomendas.

A segunda fase consiste na contratação e validação da encomenda tecnológica junto ao Inovar-PE, para só então haver a contratação para o desenvolvimento de um MVP (sigla em inglês que quer dizer “Produto Minimamente Viável”), onde a empresa contratante poderá testar e confirmar a serventia para o melhoramento do seu processo, produto ou pesquisa.Após a seleção desses pré-produtos escolhidos, as empresas investirão o restante da sua contrapartida em pesquisa e desenvolvimento, conforme preconiza a legislação do Inovar-PE.

Serviço:

Inscrições: www.addiper.pe.gov.br
Início das inscrições: a partir de 14/02
Final das inscrições: às 17h de 06/03
Dúvidas: até às 17h, de 05/03/2020 para o endereço eletrônico desenvolve.ai@addiper.pe.gov.br ou telefone 81 3181-7383.
Resultado final dos selecionados: publicação em 31/04



Voltar para Notícias

Newsletter

Cadastre-se em nosso informativo e receba nossas novidades em seu e-mail.



Facebook