25/06/2018
AD Diper lança projeto de incentivo à produção têxtil

Iniciativa beneficiará cerca de 100 mulheres do município de Lagoa do Carro

Visando a ampliação do potencial têxtil do Estado, a AD Diper lança, na próxima segunda-feira (25), às 9h, na sede da Cooperativa Grupo de Mulheres Objetivas de Lagoa do Carro, um projeto para o fomento do corte e costura no município da Zona da Mata Norte.

Realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Lagoa do Carro e a Cooperativa Grupo de Mulheres Objetivas de Lagoa do Carro, o projeto, orçado em R$ 60 mil, consiste em aulas teóricas e práticas de capacitação, voltando-se para o corte e costura industrial, preparação para o mercado, entrega de novos maquinários e equipamentos e a busca da obtenção do selo ABVTEX. A iniciativa vai permitir às cooperativas e cooperativadas a produzirem e fornecerem seus produtos às grandes redes varejistas do País.

O intuito do projeto é que, a partir da capacitação das Cooperativadas do Grupo de Mulheres Objetivas de Lagoa do Carro com cursos voltados para o empreendedorismo e o aprendizado de produção em escala industrial, tenha um resultado de empoderamento das participantes, gerando um efeito multiplicador ao ampliar possibilidades de emprego, renda, dignidade e fomento da economia local. Uma vez que o público alvo do projeto é composto majoritariamente por mulheres que não têm experiência profissional em confecção de roupas e que não estão inseridas no mercado de trabalho.

A capacitação inicial contará com cerca de 100 mulheres em situação de vulnerabilidade e acontecerá por, aproximadamente, sete meses, com consultorias, cursos e a entrega efetiva dos equipamentos. “O projeto visa a incentivar a prática do sistema cooperativado para que as mulheres possam vender suas mercadorias e terem sua autonomia financeira. Trata-se de um projeto com ótimo custo-benefício, apenas um pequeno apoio para que a cooperativa se torne autônoma”, afirma o presidente da AD Diper, Leonardo Cerquinho.