Arranjos Produtivos Locais

Outro importante diferencial da AD Diper é estimular os Arranjos Produtivos Locais (APLs), integrando o médio e pequeno produtor ao dinamismo econômico local, inclusive estimulando a inserção das empresas e produtos pernambucanos no mercado internacional, por meio das exportações. Em pouco mais de uma década (2007 e 2019), a AD Diper investiu R$ 47,5milhões, através de 218 projetos de APLs, beneficiando diversas cadeias produtivas em todas as regiões do estado. De modo geral, os principais segmentos alcançados foram agricultura; alimentos e bebidas; apicultura; bovinocultura de leite; caprinovinocultura; confecções moda; economia criativa; gesso; indústrias; piscicultura e tecnologia da informação, dentre outras iniciativas fomentadas.

Em 2019 foi lançado o Programa para o Fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais em Pernambuco – Força Local, que está materializando um conjunto de ações estruturadoras e qualitativas e trazendo norte a uma série de iniciativas pautadas em cinco eixos sinérgicos: Coletividade; Integração e Diálogo; Competitividade; Visão de Negócio e Fomento.

Em Visão de Negócio, o foco está na melhoria da qualidade, padronização, gestão empresarial, formalização e inserção dos produtos no mercado. O aumento da Competitividade aos APLs que o Programa pretende dar será pelo apoio e estímulo à melhoria de processos com iniciativas de inovação objetiva, visando à sustentabilidade econômica dos APLs em cada região de desenvolvimento do estado. Estão previstas também ações de Fomento, que tragam resultados efetivos para os investimentos estatais e que estimulem a adoção de crédito formal através de bancos de fomento, no âmbito estadual e federal, inclusive para demandas de custeio.

Já nos Eixos Coletividade, Integração e Diálogo, será dada ênfase ao fortalecimento do associativismo e cooperativismo, visando um maior alcance e empoderamento econômico de seus integrantes e às ações de diálogo setorial abrangendo todos os componentes da cadeia produtiva (insumos, transformação / produção e comercialização).

Até 2022, estão previstos investimentos da ordem de R$ 20 milhões, pela AD Diper, que serão disponibilizados através de uma série de chamamentos públicos para a proposição e celebração de convênios com entidades sem fins lucrativos.

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