Câmaras Setoriais

Em 2019, as Câmaras Setoriais, foram reestruturadas, no sentido de organizar demandas e fortalecer cadeias produtivas relevantes para a economia estadual, tais como o polo têxtil e de confecções, a fruticultura irrigada, a bacia leiteira, o turismo, dentre outros segmentos que geram riquezas e empregos formais.

As Câmaras Setoriais são fóruns consultivos e deliberativos, constituídos como instrumento para o desenvolvimento das cadeias produtivas. Sendo fóruns de interlocução, elas reúnem setor privado, setor público e não governamental, isto é, órgãos do Poder Público, entidades representativas de produtores e empresários, bancos de fomento, universidades e centros de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, entre outros parceiros setoriais, com a finalidade de propor, apoiar e acompanhar projetos e ações visando o desenvolvimento sustentável dos setores econômicos do Estado.

A reformulação da sistemática das Câmaras Setoriais foi iniciada com a apresentação aos atores interessados de uma proposta de reestruturação, com foco na eficiência e eficácia dessas estruturas que se constituem como importantes fóruns de discussão entre os diversos elos das cadeias produtivas.

Todo o processo fez parte da consolidação das Câmaras, que foram lançadas em agosto de 2018, reduzindo seu quantitativo e reorganizando seu formato de funcionamento. Em 2019, foram formalizadas as seguintes Câmaras Setoriais: Leite, Turismo, Confecções e Logística.
A AD Diper é responsável por manter o contato direto com essas Câmaras, tendo o intuito de conhecer e atender às principais demandas de cada área a partir de reuniões, gerenciando, protocolando e dando suporte para agilizar os resultados.

Além de SDEC e AD Diper, participam das reuniões sindicatos de classe, associações de produtores e empresariais, federações agrícolas, órgãos governamentais e outras secretarias estaduais – Desenvolvimento Agrário (SDA) e Fazenda (Sefaz) estão entre elas.

Newsletter

Cadastre-se em nosso informativo e receba nossas novidades em seu e-mail.



Facebook