Notícias

30/06/2020
Governo realiza ações para incentivar artesão pernambucano


E a partir desta quarta-feira, 01 de julho, reabre a loja do Centro de Artesanato de Pernambuco, unidade RECIFE (Marco Zero); além de formatar evento especialmente para o artesão pernambucano completamente digital com intuito de preparar e inseri-lo à essa nova realidade

A Agência de Desenvolvimento Econômico – AD Diper, por meio de sua Diretoria de Promoção da Economia Criativa, da AD Diper, informa, como já vem sendo comunicado em entrevistas, que não será possível realizar a 21a Fenearte na data programada, entre 01 e 12 de julho de 2020, no Centro de Convenções de Pernambuco. Em meio a situação envolvendo o cenário provocado pela COVID-19 no Brasil, é nosso compromisso garantir a segurança e saúde, em primeiro lugar, de expositores e visitantes.

A Fenearte é um importante elemento estruturador da cadeia produtiva do artesanato, em especial, do artesão, e cumpre o papel fundamental de fomentar a política pública de cultura do Estado. Assim, ajudando a resgatar e valorizar a cultura popular pernambucana, seguimos debatendo e avaliando alternativas que possam viabilizar a 21a edição da Fenearte em um momento mais oportuno. E assim que qualquer resolução seja confirmada, a coordenação da Fenearte avisará a todos os públicos envolvidos.

AÇÕES – Com o cenário de incerteza provocado pela pandemia, o Governo de Pernambuco, por meio da AD Diper, vem movendo esforços para auxiliar os nossos artesãos. Estão sendo realizadas ações de incentivo como as campanhas Abrace o Artesão Pernambucano, Artesanato Solidário e Vale Artesanato.

O Abrace transformou as redes sociais do Centro de Artesanato de Pernambuco numa vitrine que possibilita diretamente a divulgação e negociação entre artesão e cliente. Já o o Artesanato Solidário é uma ação de compra pelo Governo do Estado do estoque dos artesãos que estão com produtos disponíveis nas lojas físicas do Centro de Artesanato de Pernambuco e dependem financeiramente dessa comercialização. Assim, mais de 1.000 artesãos estão sendo contemplados. Todos os produtos adquiridos serão doados posteriormente, através de um chamamento público, para instituições filantrópicas sem fins lucrativos.

O Vale Artesanato PE é um voucher de presente digital em diferentes valores, que pode ser comprado na plataforma digital do Centro de Artesanato de Pernambuco (centrodeartesanatodepe.lojavirtualnuvem.com.br) e que depois poderá ser trocado em uma das unidades físicas do Centro de Artesanato de Pernambuco (Unidades Recife, Olinda ou Bezerros) após o fim do Decreto Estadual de isolamento social.

Com essas mudanças, tivemos que encarar novas estratégicas para preparar e inserir o artesão à nova e irreversível realidade digital. Nesse sentido, o Governo do Estado vem formatando um novo evento online voltado à comercialização da produção artesão pernambucano, com data também ainda a ser confirmada. Certos de que, neste momento, o nosso principal objetivo é fomentar ações que venham fortalecer e ajudar os artesãos do Estado, continuamos buscando alternativas que em breve serão comunicadas.

CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO (RECIFE) – Avisamos ainda que nesta quarta-feira, 01 de julho, em horário especial para o momento, e seguindo recomendações do comitê de combate ao Covid-19 de Pernambuco, o Centro de Artesanato de
Pernambuco, unidade RECIFE, (no Marco Zero do Recife), estará funcionando entre 10h às 16h.



Voltar para Notícias

Newsletter

Cadastre-se em nosso informativo e receba nossas novidades em seu e-mail.



Facebook