25/10/2021
Vitória de Santo Antão ganhará fábrica de radiofármaco do Grupo R2IBF

Foto: Antônio Holanda

Fábrica doGrupo R2IBF Participações S/A (R2IBF) chega com investimentos de R$ 26 milhões, com a geração de 85 empregos

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou, na última quinta-feira (21/10), em Vitória de Santo Antão, a chegada de uma fábrica de composto radiofármaco do Grupo R2IBF ao Estado. Com investimentos de R$ 26 milhões, a chegada da fábrica ao Estado, cujo início da operação está previsto para 2023, vai criar25 vagas de emprego.

O terreno de dois hectares para implantação da unidade foi vendido pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e está localizado no distrito industrial de Vitória de Santo Antão, no quilometro 51,8 da BR-232, do lado direito, sentido Bezerros/Recife. As obras civis já foram iniciadas e, para esta fase, a previsão é de que 60 empregos sejam gerados. O terreno encontra-se em fase de terraplanagem e as obras seguirão até janeiro de 2023.

“Hoje é um capítulo importante para o setor radiofármaco aqui em Pernambuco. O anúncio da instalação de uma fábrica do porte que o Grupo R2IBF está trazendo para cá reforça o profissionalismo do Estado, que está buscando novos mercados, mostrando as potencialidades que Pernambuco tem para ser um hub para todo o Nordeste. Não temos dúvida de que o Grupo R2IBF vai ter muito sucesso aqui com a qualidade da mão de obra que a gente pode oferecer e com todo esse mercado que temos para eles explorarem”, comemorou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio.

De acordo com o presidente da Adepe, Roberto de Abreu e Lima, a agência segue seu esforço para o desenvolvimento econômico de Pernambuco. “A vinda desta fábrica de radiofármacos, além de envolver o uso de instrumentos que o governo tem para atrair negócios que impulsionem a economia regional, e a geração de empregos locais, fortalece e melhora a competitividade do nosso polo médico. É um ganho para a cidade de Vitória de Santo Antão, e também contribui com o adensamento de setor de saúde, tão essencial para a qualidade de vida do cidadão pernambucano”, pontuou o gestor.

A unidade, em Vitória de Santo Antão, atenderá com mais agilidade as necessidades de pacientes oncológicos para exames PET-CT das cidades de Pernambuco e demais cidades da Região Nordeste. A localização é estratégica, próxima a Recife, que é um importante polo médico do país. Com a chegada a Pernambuco, a empresa espera agilizar o processo logístico e aumentar a segurança no uso do produto nos exames na praça do Nordeste.

O grupo R2IBF Participações S/A foi criado em 2019 e, atualmente, possui quatro plantas, localizadas em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; em São José do Rio Preto, no estado de São Paulo; Duque de Caxias, no Rio de Janeiro; e em Curitiba, no Paraná.

Os radiofármacos são compostos utilizados em exames PET-CT na medicina nuclear para diagnóstico e terapia de várias doenças. A fusão do PET e CT permite a integração e visualização de imagens de Medicina Nuclear e tomografia. Como esses marcadores perdem sua capacidade radioativa ao longo do tempo, quanto mais próximos dos hospitais e clínicas, mais eficiente se torna toda a cadeia produtiva.

“O grupo R2IBF é o maior grupo de cyclotron do Brasil para produção de radiofármacos para uso na medicina nuclear. A R2IBF agradece o Estado de Pernambuco, em especial, a cidade de Vitória de Santo Antão que receberá a instalação da nossa nova planta de produção, pesquisa e desenvolvimento de radiofármacos para PET-CT. Essa nova filial do nosso Grupo nos permitirá atender a demanda de muitas cidades da região Nordeste com mais eficiência e segurança, agilizando a complexa questão de produção e logística dos nossos radiofármacos. É a R2IBF cumprindo cada vez mais o seu compromisso com a Medicina Nuclear Brasileira e, em especial, com os pacientes que dependem dessa tecnologia para diagnósticos de câncer e outras doenças”, destacou o diretor-executivo da R2IBF, Roberto Vieira.